Gastão Elias afastado em pares mas prossegue em singulares esta quinta-feira no Indoor Oeiras Open 2
- Categoria: Desporto
- 15/01/2025 05:36
Henrique Rocha e Frederico Silva juntaram-se a Gastão Elias e Pedro Araújo na segunda ronda do Indoor Oeiras Open 2 e marcaram encontro na super-jornada desta quinta-feira na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, onde a Federação Portuguesa de Ténis organiza o segundo de três torneios Challenger consecutivos. Em pares, a dupla Gastão Elias e Tiago Pereira perdeu por 2-0 (6/ e 6/3) frente ao conjunto Vasil Kirkov (Estados Unidos da América) e Bart Stevens (Países Baixos).
No primeiro encontro do ano em Portugal e desde o regresso da Austrália, onde ficou à porta do quadro principal no primeiro torneio do Grand Slam da época, Henrique Rocha (174º) superou uma falsa partida e deu a volta ao francês Robin Bertrand (266º) para vencer por 1-6, 6-2 e 6-2.
Henrique Rocha não precisou de esperar muito para receber a confirmação de que o duelo seguinte será contra um dos jogadores que melhor conhece entre todo o elenco da prova: o colega de treinos Frederico Silva (307º), que há cerca de um ano também juntou o nome à estrutura do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis. Uma semana depois de entrar a vencer no primeiro Indoor Oeiras Open, o caldense de 29 anos repetiu o sucesso na ronda inaugural do segundo torneio ao ultrapassar o cazaque Denis Yevseyev (249º) por 6-4, 2-6 e 6-1 numa batalha de 2h12.
Num embate com 11 breaks (seis para o português), os longos braços de ferro no fundo do court começaram a favorecer Silva quanto mais se prolongou o frente a frente, quer por ter pancadas mais estáveis tecnicamente, quer pela maior disciplina tática, quer por prevalecer mentalmente face a um opositor imprevisível e sem fio de jogo padronizado. "Já o conheço há algum tempo e sei que ele raramente faz um jogo normal. Gosta de fazer as coisas à maneira dele, assim um bocadinho alternativa. Mas estive bem a fazer o que me competia, tentei manter-me tranquilo durante todo o encontro independentemente das variações de intensidade e de jogo. Estou contente porque fiz um jogo melhor do que o da semana passada”, avaliou Silva, que afastou dúvidas em relação ao problema no ombro direito que o forçou a desistir no primeiro torneio.
Esta quinta-feira, o inédito encontro entre Rocha e Silva será o segundo das 13h00 no Court 1, onde antes e depois actuam os portugueses que já tinham avançado na véspera. O primeiro a actuar - precisamente às 13h00 - será o lourinhanense Gastão Elias (372º), que há um ano disputou neste palco a última das 23 finais no circuito Challenger, frente ao canadiano Alexis Galarneau (198º).
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia do Gabinete de Imprensa do Indoor Oeiras Open