Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã participa na campanha de Natal do Plano Nacional de Leitura

PNL campanha natal 24

A Lourinhã será uma das 50 localidades que recebe a campanha de Natal do Plano Nacional de Leitura, após adesão a esta iniciativa por parte do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

Este sábado, logo pela manhã, haverão grupos de voluntários por todo o país a distribuírem livros no espaço público. Na vila da Lourinhã, os livros serão distribuídos a partir das 10h00 por elementos do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e da Biblioteca Municipal da Lourinhã. Dos 25 livros a distribuir, alguns deles serão posteriormente deixados em aldeias do concelho pela equipa da biblioteca municipal.

Em Torres Vedras, serão outros 25 que serão espalhados pelo concelho através de elementos do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã em parceria com as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Madeira Torres e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, referiu que “o sucesso e a visibilidade do que pretendia ser sobretudo uma celebração de Natal da Equipa PNL levou ao alargamento da campanha a todo o país”. Desta forma a Equipa PNL convidou este ano associações, entidades, grupos de voluntários e pessoas, a título individual, a juntarem-se a esta campanha.

A ideia é simples: em grupo ou sozinho, deixe livros em bancos de jardins, paragens de autocarro, salas de espera de centros de saúde, recepções, ou qualquer outro local visível e acessível. Os participantes podem fazê-lo com os livros que têm em casa ou angariando doacções.

Segundo Regina Duarte, “abrimos candidaturas para oferecer livros a 50 localidades, apenas com o critério de representatividade geográfica. O país aderiu: inscreveram-se associações culturais, desportivas, sociais, bibliotecas municipais, escolas. Todos irão distribuir os livros em espaços públicos com o marcador identificativo do PNL ‘Leva-me contigo’.

Trata-se de uma campanha que pretende celebrar o livro e facilitar o seu acesso, colocando-o no dia a dia de todos. É também uma campanha “que nos pretende lembrar a importância da vida em comunidade e de partilharmos interesses comuns”. Através dos livros, “conseguimos estabelecer ligações humanas relevantes e combater o isolamento e a solidão. Convidamos todos a participar, a deixar um livro e a procurar outro por aí. Esperamos ter um dia cheio da magia dos livros encontrados em sítios inesperados”, concluiu a Comissária do Plano Nacional de Leitura.

Texto: ALVORADA com comunicado do PLN