COVID-19: Concelho de Torres Vedras regista os primeiros quatro casos de doença
- Categoria: Oeste
- 19/03/2020 17:53

A Autoridade de Saúde confirmou esta quinta-feira os quatro primeiros casos de doença Covid-19 no concelho de Torres Vedras. Tratam-se de três adultos e uma criança, segundo um comunicado da Câmara Municipal, enviado ao ALVORADA, e “que se encontram a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde”. A evolução da situação epidemiológica em Portugal, segundo a autarquia torriense, “fazem aumentar a probabilidade de ocorrência de casos em todo o território nacional e fizeram aumentar consideravelmente o número de casos suspeitos em Torres Vedras”. A Protecção Civil de Torres Vedras "apela a que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e das demais autoridades".
Esta informação foi divulgada depois da fábrica de electrodomésticos Frismag, em Ponte de Rol, com mil trabalhadores, ter anunciado que vai encerrar a partir amanhã, sexta-feira, depois de ter sido confirmado um caso de infecção pelo novo coronavírus na empresa. Num comunicado divulgado hoje aos mais de mil trabalhadores, a que a agência Lusa teve acesso, a empresa informa que decidiu encerrar até ao dia 30 deste mês. Na origem do encerramento, está o facto de o director, João Cachatra, que se encontra em isolamento desde segunda-feira, se encontrar infectado, depois de ter recebido o resultado positivo da análise. No comunicado, é referido que, em conjunto com as autoridades locais de saúde pública, está a ser feito o levantamento das pessoas com as quais o director contactou desde o dia 11, para ficarem em quarentena preventiva nos próximos 14 dias, correspondentes à data do dia 30 deste mês. É indicado que a laboração hoje "deverá decorrer com a maior normalidade" e que, a partir da data de encerramento, é mantido um serviço de piquete "para ocorrer a situações mais críticas nas áreas da segurança, logística ou de infraestruturas de comunicação". Se algum trabalhador desenvolver sintomas, recomenda-se que não compareça na fábrica no dia 31, altura em que esta prevê retomar a laboração.
Na quarta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Transformadora do Centro, Sul e Regiões Autónomas pediu o encerramento da unidade, ao apontar alegadas falhas do plano de contingência contra a Covid-19. "Os trabalhadores estão com muito receio de continuarem a laborar, porque a proximidade entre trabalhadores é reduzida e continuam a trabalhar ombro a ombro no piso inferior", afirmou hoje à agência Lusa Duarte Fontes, dirigente sindical. Por seu turno, o director da fábrica, João Cachatra, esclareceu que o plano de contingência está a ser cumprido, tendo sido implementados procedimentos de higienização e dois horários diferentes, para só metade dos trabalhadores permanecer na fábrica, que passou também a encerrar à hora de almoço, para não haver trabalhadores dos diferentes turnos a cruzar-se. Contudo, admitiu que precisa ainda de ajustes e que em "mais um ou dois dias tem todas as condições implementadas". A empresa está a tentar adquirir termómetros, para passar a medir a temperatura, e máscaras em quantidade para haver ‘stock' suficiente para os trabalhadores. Com o encerramento das escolas, desde segunda-feira que uma centena de trabalhadores está em casa a apoiar os filhos. A produção "baixou, mas para já não atingiu níveis significativos", nem teve reflexos na facturação, adiantou.
A fábrica já tinha anunciado que vai despedir entre 40 e 50 trabalhadores temporários até ao final deste mês por redução de encomendas e de facturação, com a rescisão do contrato com um cliente, que representada 14% na sua faturação. A rescisão do contrato com a multinacional já vinha a ser preparada desde há dois anos. A Eugster Frismag de Torres Vedras, emprega 1.060 trabalhadores e facturou 118 milhões de euros em 2019 com o fabrico de pequenos eletrodomésticos, em grande parte máquinas de café. Além de Torres Vedras, a multinacional tem três fábricas na Suíça e outra na China.
Em caso de sintomas de estar contaminado pelo vírus Covid-19, apela-se à população para que não se dirija ao Hospital de Torres Vedras e utilize a linha telefónica SNS24 (808 24 24 24). Recomenda-se à população em geral o isolamento social voluntário e a adopção das recomendações de saúde já divulgadas, ou seja, adopte medidas de higiene e etiqueta respiratória: tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos) e deite sempre o lenço de papel no lixo; lave as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar ou tossir e após contacto direto com pessoas doentes. Caso sinta sintomas, evite idas ao hospital ou a outros equipamentos de saúde. Utilize a linha SNS24 ou entre em contacto telefónico com o seu Centro de Saúde. Utilize máscara apenas se tiver sintomas respiratórios: tosse, espirros ou falta de ar. Evite contacto próximo com pessoas que apresentem infeção respiratória. Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar.