OesteCIM quer intervir na erradicação do fogo bacteriano nos pomares de pêra rocha
- Categoria: Oeste
- 16/01/2025 05:57
Os 12 autarcas que integram o Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiram esta quinta-feira, no Bombarral, encetar esforços junto da Administração Central para colaborar na luta contra o fogo bacteriano, uma doença causada por um fungo que está a devastar os pomares de pêra rocha da nossa região e para a qual não existe um remédio. A solução, neste momento, continua a ser o controlo e erradicação das árvores infectadas para que não contaminem as restantes, mas o processo não está a ser eficaz porque os serviços do Ministério da Agricultura e Pescas não têm meios para a sua operacionalização no terreno.
Em declarações ao ALVORADA, o presidente do Conselho Intermunicipal, Pedro Folgado, revelou que a OesteCIM vai comunicar à DGAV - Direcção Geral de Alimentação e Veterinária a disponibilidade dos municípios oestinos para “liderarem o processo”. Trata-se de uma iniciativa que, de acordo com o autarca alenquerense, é vista com bons olhos pela ANP - Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha, organização agrícola sediada no Cadaval.
Os Paços do Município do Bombarral acolheram esta manhã, a primeira reunião do ano do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, numa sessão extraordinária com 18 pontos na ordem de trabalhos.
No arranque do último ano do mandato e com as próximas eleições autárquicas no horizonte - deverão realizar-se em Outubro - os autarcas aprovaram a abertura da aquisição de serviços para apoio técnico na elaboração das Cartas Sociais Municipais e Carta Supramunicipal da OesteCIM. Foi também aprovada a actualização da Avaliação Económica e Financeira da Actual Operação de Serviço Público de Transportes de Passageiros no Território da OesteCIM e da Fundamentação do Modelo de Contratualização Futuro, documento importante para o processo de aquisição de 51% do capital social da Rodoviária do Oeste. Foi também aberta a proposta de aquisição de serviços de transporte rodoviário destinado à realização de visitas de estudo dos alunos da Região Oeste ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra.
Destaca-se ainda a adjudicação do Serviço ‘PressReader’ para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste e o ajuste directo para a participação da Região Oeste no BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, Nauticampo e FIA - Feira Internacional de Artesanato, na FIL, em Lisboa, são outros dos pontos em agenda. Ainda no âmbito promocional, foi aprovada a abertura de concurso público para concepção criativa de um stand com vista à participação na próxima Feira BTL. Outros concursos públicos em análise incluíram os Acordos-Quadro para Fornecimento de Misturas Betuminosas Recicladas, para Fornecimento de Refeições Escolares e para a Prestação de Serviços e Fornecimento de Consumíveis de Higiene e Limpeza.
Foi igualmente ser aprovado o protocolo de adesão à BiblioLED - Biblioteca Pública, a Plataforma de Empréstimo de Livros Electrónicos, destinado aos utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a par da Relevância Regional das Qualificações de nível 4 para o ano lectivo de 2025/2026.
Recorde-se que a OesteCIM é constituída pelos Municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Alenquer, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.