Ricardo Pinteus é o novo presidente da Câmara Municipal do Cadaval
- Categoria: Oeste
- 17/01/2025 06:10
O até agora vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, é o novo presidente do órgão executivo, sucedendo a José Bernardo Nunes, que suspendeu o mandato esta terça-feira para assumir uma das vice-presidências da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O número três da lista do PS, assume a presidência da câmara porque a número dois, a vereadora Fátima Paz, está de baixa médica desde Outubro. A decisão foi assumida esta quinta-feira de manhã numa sessão de câmara extraordinária, tendo Ricardo Pinteus participado já como presidente logo a seguir na reunião do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste que decorreu nos Paços do Município do Bombarral.
Com a suspensão de mandato de Fátima Paz tinha subido ao executivo a número cinco da lista, Délia Fialho, que irá assumir as funções a meio tempo, enquanto que o sexto da lista a entrar no órgão foi Abel Guilherme, vereador que vai exercer o mandato sem pelouros. Para além do presidente Ricardo Pinteus, permanece no executivo em regime de permanência o vereador Dinis Duarte.
Numa declaração publicada na página oficial da autarquia, Ricardo Pinteus assegura aos munícipes que “o município manterá a sua actividade normal e procurará continuar a cumprir e a fazer cumprir a estratégia e os objectivos definidos pelo actual executivo, em prol do desenvolvimento sustentável do concelho”. Formado em Engenharia Agropecuária, Ricardo Pinteus desempenha funções como vereador desde 2013. Assumia actualmente os pelouros da Fiscalização Municipal; Urbanismo e Obras Particulares; Juventude; Modernização Administrativa; Gestão de Aprovisionamento e Empreitadas; Política Energética/Energias Renováveis; Ordenamento do Território; Cultura.
Sobre a saída de José Bernardo Nunes, que liderava o executivo municipal desde 2013, a Câmara Municipal considera que “a sua nomeação reflecte o reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do concelho e da região” e “agradece o contributo ímpar” do ex-autarca, desejando-lhe “o maior sucesso nesta nova etapa”.
Entretanto, a CDU do Cadaval emitiu um comunicado onde exige um esclarecimento urgente em torno da situação gerada pela saída de José Bernardo Nunes, “pois consideramos que pode estar em causa a legalidade das deliberações do órgão Câmara Municipal e um oportunismo político sendo claro que esta saída, há muito desejada pelo presidente cessante, serve os interesses eleitorais do PSD para as próximas eleições”. Nesse sentido, “atendendo a que o eleito do PSD que assumiu o lugar foi o terceiro elemento da Lista do PSD nas últimas eleições, e que não se conhece renuncia ou suspensão da eleita em segundo lugar da lista, a CDU endereçou um Requerimento ao Presidente da Assembleia Municipal do Cadaval para esclarecer a situação nomeadamente a justificação legal da substituição bem como a situação da referida vereadora [Fátima Paz]”.