Novo aeroporto: Governo pretende que ANA avance com candidatura para a construção e gestão
- Categoria: Sociedade
- 17/01/2025 06:09
O Governo informou hoje a ANA Aeroportos que pretende que avance com a candidatura ao novo aeroporto da região de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete, e adiantou que a proposta da concessionária não prevê contribuição directa do Orçamento do Estado. Em comunicado, o Governo avançou também que o “objectivo é assegurar competitividade das taxas aeroportuárias e limitar extensão da concessão”.
Esta decisão surge após a entrega do relatório inicial da ANA, a 17 de Dezembro, com as condições para avançar com a construção do Aeroporto Luís de Camões, que, segundo a nota de hoje, não prevê contribuição directa do Orçamento do Estado, “em pleno alinhamento com o Governo a este respeito”.
O Campo de Tiro de Alcochete está localizado no concelho de Benavente, sendo uma área militar que é gerida pela Força Aérea e usada principalmente para treinos e exercícios militares. O Governo seguiu a recomendação da Comissão Técnica Independente para decidir esta localização e a previsão de entrada ao serviço está apontada para 2034.
Texto: ALVORADA com agência Lusa.