Centro Hospitalar do Oeste estabeleceu protocolo de cooperação com a ARSLVT na área de Psiquiatria
- Categoria: Sociedade
- 10/05/2021 13:19
O CHO - Centro Hospitalar do Oeste firmou um protocolo de cooperação com a ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que visa assegurar a prestação de cuidados de psiquiatria aos utentes das Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento (ETET) da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD). Na cerimónia participaram, entre outros responsáveis, Luís Pisco, presidente da ARSLVT, e Elsa Baião, presidente do conselho de administração do CHO.
A partir deste mês, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO irá disponibilizar o apoio de seis médicos psiquiatras, que irão realizar consultas de acompanhamento aos utentes das Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento de Caldas da Rainha e de Peniche. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a instituição hospitalar destaca que “através destas consultas descentralizadas, realizadas nas próprias estruturas das Equipas de Tratamento, passará a ser possível melhorar a resposta às necessidades de saúde de utentes com patologia nas áreas das dependências e na prevenção dos comportamentos aditivos”.
Para o Centro Hospitalar do Oeste, a implementação deste protocolo é “mais uma oportunidade para promover a articulação entre as unidades prestadoras de cuidados de saúde, e aproveitar a capacidade instalada de forma a responder oportuna e adequadamente às necessidades em saúde dos utentes da região Oeste, nomeadamente na área da saúde mental”.
Responsável pela gestão dos três hospitais públicos da nossa região - Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche -, o CHO tem uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.